Power Haus _Logo

Strategy & Performance Advisory

Logo PowerHaus Ventures

Sustentabilidade

Sustentabilidade para além do senso comum ESG!

O propósito das organizações na sociedade está mudando! É preciso integrar os resultados socioambientais aos resultados econômico-financeiros.

Responsabilidade organizacional

Qual o propósito da sua organização?

Vivemos uma era em que apenas rentabilidade não atende mais as expectativas. Sociedade, investidores, colaboradores esperam mais das organizações. Há uma chamada por mudança!

Uma organização de sucesso é uma organização que atua como agente de mudança para um futuro melhor, para todos!

Definir um propósito sustentável para a organização passa por entender e atender os anseios e demandas dos seus investidores, colaboradores, coletividade, e meio ambiente, e conjuga-los com as competências da organização.

Esse é o início da jornada! Algumas organizações já deram o primeiro passo, outras nem começaram.

PowerHaus_Responsabilidade organizacional
o conceito “Triple Bottom Line”
Tripple Bottom Line

Unindo performance econômica com um propósito social e ambiental

Numa era de incertezas, desafios sociais e ambientais em escala global, e de competitividade acirrada, as organizações começam a perceber que sucesso vai além de rentabilidade. Impactos positivos ao planeta e a sociedade passam a ser elementos essenciais ao sucesso de uma organização.

Pelo conceito do Triple Bottom Line, as organizações devem se comprometer a mensurar seu impacto social (Pessoas), ambiental (Planeta), e econômico-financeiro (Lucro), e não focar exclusivamente na obtenção de lucro.

Esse é o novo propósito que se espera das organizações!

A geração de valor nas três dimensões

Porque incorporar a sustentabilidade em sua organização?

Uma organização que tem sua estratégia e propósito claramente alinhados nas dimensões Pessoas, Planeta e Lucro, cria resiliência para enfrentar mudanças e se adaptar, e gera oportunidades. Existe sinergia entre essas dimensões entre si, e entre elas e a saúde da organização, no curto e no longo prazo.

Dimensão econômica (lucro)

O sucesso de uma organização depende de sua performance financeira e do valor gerado aos acionistas. A estratégia e gestão buscam maximizar os lucros e reduzir e mitigar os riscos. Esse era o foco no passado.

Além do valor aos acionistas, bons resultados financeiros criam alternativas de investimento em inovação, em ações para mitigar riscos ambientais, mitigar impactos negativos, e gerar impactos positivos ao planeta e as pessoas.

Hoje as dimensões “pessoas” e “planeta” também entram na equação, com a mesma importância.

Dimensão social (pessoas)

A dimensão social vai além dos shareholders, incluindo os stakeholders. Incluir e suportar colaboradas, clientes e comunidade de forma ampla traz diversos benefícios e oportunidades para a organização, ampliando o alcance da geração de valor para si e para a sociedade.

Organizações que realmente incorporam a dimensão Social em sua cultura, e possuem um propósito claro para com seus stakeholders, possuem maior resiliência e têm maior capacidade de atrair e reter talentos, de criar vantagem competitiva sustentável, de fidelizar clientes e de atrair investidores.

Dimensão ambiental (planeta)

Temos muitos desafios relacionados a poluição e mudanças climáticas, e todos nós somos responsáveis e temos poder de açao. As organizações podem ser protagonistas da transformação necessária, seja pela redução de suas pegadas ecológicas, ou pela criação de soluções.

Organizações ambientalmente responsáveis, com real propósito para com o meio ambiente, atraem mais investidores e alcançam oportunidades de capital a um menor custo. Também possuem maior capacidade de criar vantagem competitiva e fidelizar clientes.


Como trabalhamos e encaramos a sustentabilidade

Sustentabilidade está na essência da PowerHaus!

Não só acreditamos como também empreendemos negócios sustentáveis. Está em nosso DNA!

Além de apoiar nossos clientes, nossas pessoas são idealizadoras e investidores de projetos reais em sustentabilidade. Temos experiência e uma história de inovação em valorização de resíduos sólidos (reciclagem física e química), energias renováveis (combustíveis e energia elétrica) e economia circular (análise de ciclo de vida com escopo de produtos à empresa, e desenho de soluções de menor impacto).

Essa bagagem, junto a nossa experiência em estratégia e prática em tecnologia e inovação, nos permite entender e apoiar nossos clientes a se tornarem mais sustentáveis, e ao mesmo tempo identificar oportunidades internas (redução de custos, atração e retenção de talentos e inovação) e externas (novos nichos de mercado, fidelização de clientes e acesso a oportunidades de capital para empresas sustentáveis).

Sustentabilidade está na essência da PowerHaus!
Gostou de nossa visão?

Entre em contato, podemos apoiar a transformação sustentável da sua organização

O que define uma estratégia e gestão sustentáveis vencedoras?

Metas claras, monitoramento robusto de indicadores, e transparência na divulgação, geram confiabilidade da organização perante os stakeholders. Essa história precisa ser compartilhada!

PowerHaus_O que define uma estratégia e gestão sustentáveis vencedoras

01

Investimos em nossa capacidade de problem-solving

Nossa capacidade de problem-solving foi desenvolvida ao longo de mais de 20 anos de experiência nas mais consagradas casas de consultoria! Ela é a base para a estruturação do problema, questões a serem respondidas, e como abordá-las em um projeto, respeitando o pace e as características únicas de cada cliente.

02

Monitoramento robusto

Indicadores ESG deve ter como base informações sólidas e confiáveis. Para isso é preciso expandir e criar capacidades, buscando ampliar a transparência e evitar o greenwashing.

03

Responsabilidade e transparência

Todas as dimensões ESG devem se estender à toda organização, nas diferentes áreas e setores. A sustentabilidade precisa estar no DNA da organização.

04

Tecnologias

Analytics e plataformas em nuvem, podem ser fortes aliados para vencer um dos grandes desafios de uma gestão sustentável, que está ligado aos processos coleta e tratamento de dados e difusão de informações